COMO A FISIOTERAPIA PODE TE AJUDAR?

FISIOTERAPIA RESPIRÁTORIA - ESPAÇO VIVA MELHOR BRASILIA

Seja para os conhecidos como atletas de fim de semana ou mesmo para profissionais de alta performance, as vantagens de fazer fisioterapia são inumeráveis. A prática fisioterapêutica é capaz de diminuir o risco de sofrer lesões, reduz as dores relacionadas aos exercícios e mantém os músculos em condições ideais.

Atletas saudáveis e adaptados ao seu exercício escolhido são capazes de sentir uma maior sensação de bem-estar tanto físico como psicológico.

Outro dos efeitos positivos que podemos destacar se relaciona diretamente à uma reabilitação mais rápida, quando lesionado. Técnicas e ferramentas apropriadas, assim como o estímulo do esforço, são capazes de diminuir o tempo de recuperação e fazer você voltar mais rápido para seu esporte.

FISIOTERAPIA PREVENTIVA

Fisioterapia preventiva - espaço viva melhor Brasilia

Há vários elementos que contribuem de forma significativa ao surgimento de lesões. Entre eles, podemos citar alguns, tais como: falta de aquecimento e/ou alongamento, lesões prévias mal tratadas ou até mesmo treinamentos inadequados. Também é importante considerar a sobrecarga mecânica, que geralmente é o principal fator que causa lesões.

Por isso, a fisioterapia preventiva é capaz de aplicar conhecimentos científicos para otimizar a sua prática esportiva. Tudo para que músculos e articulações trabalhem preparados para a carga de esforço a qual são submetidos.

Espaço viva melhor - Fisioterapeuta

Neste caso, a fisioterapia preventiva cria uma série de planos de trabalho que visam o equilíbrio muscular, principalmente para evitar essa sobrecarga nas estruturas que mais sofrem lesões como as articulações, tendões e ligamentos. Assim, se promove o mesmo desenvolvimento para grupos musculares iguais (como panturrilha esquerda e direita, por exemplo).

Quando os grupos musculares estão equilibrados, significa que podem suportar a mesma carga de exercícios sem prejudicar a saúde ou a performance. Isso diminui bastante o risco de lesões.

TRATAMENTO DE LESÕES

Fisioterapia tratamento de lesões- espaço viva melhor Brasilia

Supostamente, esportistas que praticam a fisioterapia preventiva não deveriam sofrer lesões com frequência. Entretanto, quando a preparação não é feita de forma correta ou entram em jogo outros fatores que não têm necessariamente a ver com as práticas de prevenção, as lesões podem acontecer.

Seja em função de dores permanentes, torções ou outros tipos de lesões, sem o tratamento adequado, o esportista pode até mesmo ser forçado a abandonar suas atividades. É exatamente quando a fisioterapia entra em jogo.

A primeira coisa que deve ser feita após o diagnóstico médico é o tratamento. Este processo pode compreender profissionais de várias especialidades, mas, sem dúvida, o papel da fisioterapia esportiva  é fundamental.

Obviamente, cada lesão pede um tratamento específico. Casos particulares devem ser tratados de acordo com suas especificidades. A ideia é que a recuperação possa acontecer da forma mais rápida possível. Uma coisa é certa, sem o tratamento adequado, as chances de não se recuperar são muito maiores.

REABILITAÇÃO

Reabilitação - espaço viva melhor Brasilia

A fisioterapia esportiva tem a ver com um conjunto de terapias que têm, como objetivo, restabelecer a anatomia e fisiologia do corpo humano para que o atleta possa ser reincorporado à sua atividade. O quanto antes o tratamento comece, mais rápido o atleta se recupera e consegue aproximar-se novamente da sua condição pré-lesão.

Nestes casos, a fisioterapia pode focar em trabalhos em conjunto com preparadores ou treinadores para que a inatividade não seja prolongada. Permanecer muito tempo sem atividades também tem consequências indesejadas, tais como atrofias musculares, posturas inadequadas, alterações circulatórias e, inclusive, o surgimento de quadros depressivos.

Lembremos que, para garantir a qualidade de vida de um desportista ou atleta profissional, é fundamental que o mesmo encontre-se em bom estado de saúde e excelentes condições físicas.

A fisioterapia é fundamental, então, para melhorar resultados e recuperar estados anteriores. Por isso estuda em detalhe cada caso em particular e orienta quais são as práticas adequadas para tratamentos e treinamentos.

VEJA TAMBÉM

Pompoarismo: conheça a técnica surpreendente que aumenta o prazer sexual das mulheres

Confira como fortalecer a musculatura do assoalho pélvico com exercícios do pompoarismo, técnica milenar indiana …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *