Entenda qual o melhor momento para fazer o alongamento

Existem técnicas e intensidades diferentes de acordo com o objetivo que você quer alcançar

Olá pessoal!
Hoje vamos falar um pouco sobre Alongamento e entender mais sobre esse tema que às vezes gera algumas polêmicas!

Primeiro temos que entender um pouco sobre o assunto! Quando fazemos um Alongamento em nossa musculatura, nós basicamente “esticamos” as nossas fibras musculares pela tensão gerada. Isso faz com que os “encaixes” dessas fibras musculares voltem a se alinhar e ficam melhor preparados para uma nova contração.

Jornalista Vivi Costa alongando eu seus treinos

Dependendo da intensidade desse alongamento, nós também trabalhamos flexibilidade, mas este é um objetivo específico.
Quando estamos em atividade física, além da musculatura, estão envolvidas várias outras estruturas do nosso corpo, como os tendões, ligamentos, articulações…  Logo, também é importante prepará-las para o esforço que virá.

As nossas articulações, por exemplo, possuem um líquido que as envolve e serve para lubrificação. Os tendões e ligamentos possuem membranas que os protegem durante as contrações musculares. Porém, para que todas essas estruturas fiquem “prontas” para o uso, é importante aumentar o fluxo sanguíneo com o aumento da temperatura corporal

Assim, é mais interessante antes da Atividade Física, realizar um bom aquecimento do corpo! Começar com uma atividade mais leve e aos poucos progredir para a intensidade desejada. O alongamento antes da atividade não trará malefício, mas é pouco eficiente, pois atua somente na musculatura.

Jornalista Vivi Costa alongando eu seus treinos

Há alguns estudos que afirmam que caso a intensidade da atividade seja muito intensa e de curta duração, como um treino de força na musculação, o atleta pode ainda perder performance fazendo um alongamento antes do treino!

Porém, após a atividade física, busca-se uma melhor recuperação da musculatura e neste caso é super interessante realinhar as fibras musculares para que elas se recuperem mais rápido. Assim, o alongamento é super válido! Mas atenção com a intensidade! Esse alongamento pós- treino deve ser leve, ou no máximo moderado. Após um treino intenso, com a musculatura ainda muito tensa, fazer um alongamento também forte pode gerar lesões musculares e não trará benefícios!

É isso!

Vamos nos manter ativos e saudáveis pessoal!

Um abraço!

Por:

Filipe Aragão – professor de Educação Física e especialista em fisiologia do exercício

@flipe.aragao_time
Treinador da TIME Assessoria Esportiva

VEJA TAMBÉM

Valores da frequência cardíaca normal, alta ou baixa

​A frequência cardíaca indica a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *