O que está liberado fazer após tomar 2 doses da vacina de Covid-19?

Segundo CDC, órgão de saúde dos EUA, em reuniões pequenas, pessoas totalmente vacinadas não precisam usar máscara – exceto na presença de grupos de risco

5 motivos por que você pode (e deve) confiar nas vacinas de Covid-19 (Foto: Azazello BQ/Unsplash)
Segundo CDC, órgão de saúde dos EUA, em reuniões pequenas, pessoas totalmente vacinadas não precisam usar máscara – exceto na presença de grupos de risco (Foto: Azazello BQ/Unsplash)

Enquanto cresce o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 mundo afora, uma pergunta bate à porta: o que é seguro fazer após ter recebido as duas doses do imunizante? Novas orientações apresentadas nesta segunda-feira (8) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos ajudam a responder a questão.

Nos EUA, indivíduos são considerados totalmente vacinados após duas semanas da segunda dose das vacinas da PfizerModerna ou a dose única da Johnson & Johnson – os três imunizantes já aprovados no país. Por lá, segundo o CDC, 10% da população já foi vacinada, o que equivale a cerca de 34 milhões de pessoas. 

Segundo as novas diretrizes do órgão de saúde, quem já está totalmente imunizado pode retomar uma das atividades mais rotineiras pré-pandemia: visitar pessoas. O grupo pode dispensar o uso de máscaras ao realizar visitas a indivíduos que compartilham um mesmo domicílio (parentes que moram juntos, por exemplo), ainda que eles não tenham sido imunizados. Mas isso desde que nenhum dos membros do lar faça parte de uma das categorias de risco para a Covid-19. Nesse caso, o uso da máscara é indispensável – assim como em encontros privados com pessoas não vacinadas oriundas de mais de uma casa.

Perto de pessoas com Covid-19

E se alguém totalmente vacinado entrar em contato com uma pessoa que testou positivo para a Covid-19? De acordo com as novas orientações do CDC, essa pessoa não precisa ficar de quarentena ou realizar um teste de PCR – a menos que apresente sintomas da doença (e não de outras possíveis enfermidades) ou more em um ambiente de grupo, como é o caso de um centro de detenção, por exemplo.

O que não muda

Embora as vacinas em uso contra a Covid-19 sejam comprovadamente eficazes em proteger contra a doença, cientistas ainda estão estudando o potencial dos imunizantes em conter a disseminação do novo coronavírus. Por isso, eis o principal alerta reforçado pelo CDC no comunicado: pessoas que já foram totalmente vacinadas contra a doença devem continuar seguindo as precauções de segurança em locais públicos, como o uso de máscara e o distanciamento social – assim como evitar multidões e espaços pouco ventilados.

Além disso, mesmo que indivíduos que já receberam as duas doses possam realizar encontros privados sem usar máscara, o órgão dos EUA enfatiza que reuniões de médio e grande porte devem ser evitadas.  

“Até que saibamos mais sobre essas questões [potencial da vacina em controlar a disseminação da Covid-19], todos – mesmo as pessoas que já tomaram suas vacinas – devem continuar tomando as medidas básicas de prevenção quando recomendado”, diz o site do órgão.

FONTE: REVISTA GALILEU

VEJA TAMBÉM

Saúde mental em tempos de crise

Tema da Semana de Psicologia do IESB Evento será realizado nos dias 2 e 3 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *