Você sabe o que é Tabagismo?

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os cigarros contém cerca de 4720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.

O que é considerado Tabagismo?

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.

Quais são as causas do Tabagismo?

A nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros) é a droga que causa dependência. Essa substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência. (fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer).

Quais são os sintomas da doença Tabagismo?

Necessidade constante de fumar. Não conseguir parar de fumar por conta própria.

Desde quando o Tabagismo é considerado uma doença?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) devido às alterações físicas, emocionais e comportamentais que provoca. Além disso, é uma droga que contém mais de 4.700 substâncias químicas nocivas para o organismo.
Quais são os tipos de Tabagismos?

Não há um único padrão de pessoa que fuma, tanto que os fumantes são classificados por tipos, entre eles: fumante ativo, fumante passivo e fumante ocasional.

Quais são as doenças que o Tabagismo pode causar?

O tabagismo tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, … (fonte: INCA – instituto Nacional de Câncer)

Quais os efeitos do cigarro sobre o sistema respiratório ?

O cigarro causa consequências em todas as partes das vias respiratórias, e nas vias aéreas superiores, que vão do nariz até a laringe, onde ficam também as cordas vocais, as principais doenças alérgicas relacionadas ao tabagismo são a sinusite e a rinite.

Quem fuma pode fazer atividades físicas?

O cigarro é também um fator de risco para doenças coronarianas. Por isto, quem fuma há anos e resolve praticar atividades físicas está exposto ao risco de infarto. “Antes de começar a fazer atividade física, (o fumante) precisa fazer um check-up cardiovascular e pulmonar completo”

Como a atividade física pode auxiliar o fumante a parar de fumar?

Caminhar e correr auxilia nesse sentido, pois durante o exercício é liberado um hormônio chamado endorfina que causa bem-estar nas pessoas, fazendo com que a dependência da nicotina diminua. O tempo de recuperação do fôlego é individual, mas o importante é não deixar de fazer exercícios.


Cuide da sua saúde e ajude a cuidar de quem está próximo também. Espalhe o bem, curta a vida sem se prejudicar, pratique atividades físicas regularmente e tenha uma maior expectativa de vida.


(fonte: INCA – instituto Nacional de Câncer)

VEJA TAMBÉM

Você sabe como tratar as Olheiras?

Cosmetologist massaging young woman’s face with drainage sticks for dark circles Existem 3 tipos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *