Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal
Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal instituída pela LEI Nº 13.230, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015. A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal é celebrada anualmente na primeira semana de novembro.
Seus objetivos são:
I – estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal;
II – promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal;
III – apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal;
IV – difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal.
CANCER BUCAL
O Câncer Bucal (também conhecido como Câncer de Boca ou Câncer de Lábio e Cavidade Oral) é um tumor maligno que acomete os lábios, língua (principalmente as bordas), assoalho da boca (região embaixo da língua), palato (céu da boca), gengiva, amígdala e glândulas salivares. É mais comum em homens acima dos 40 anos.
FATORES DE RISCO
Os principais fatores de risco ligados ao desenvolvimento do Câncer Bucal são:
Tabagismo: hábito de fumar ou mascar tabaco. Quanto maior o uso, maior o risco de câncer. O número de casos em fumantes chega a ser de duas a três vezes maiores que entre não fumantes;
· Consumo regular de bebidas alcoólicas;
· Exposição ao sol sem proteção, o que representa risco importante para o câncer de lábio;
· Infecção pelo vírus HPV, que está relacionada a alguns casos de câncer de orofaringe quando transmitida por sexo oral.
DETECÇÃO PRECOCE
Uma ação importante é a Detecção Precoce do tumor, que aumenta as chances de cura. As lesões iniciais são geralmente indolores e muitas vezes não são percebidas. Quando o câncer é diagnosticado nessa fase o prognóstico é bom, mas com a progressão da doença a possibilidade de cura se reduz. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. A Detecção Precoce pode ser incentivada através de:
Atenção ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Diante de lesão que não cicatrize em até 15 dias deve-se procurar logo um dentista ou uma unidade básica de saúde do SUS para avaliação;
Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores freqüentes de bebidas alcoólicas) devem fazer visitas periódicas ao dentista para um cuidadoso exame de rotina para se detectar precocemente esse tipo de câncer.
PROCURE a Unidade Básica de Saúde mais próxima!
CONVERSE COM SEU MÉDICO E COM SEU DENTISTA!