O médico Sergio Tadeu disse que existem dois fatores que ajudam a pessoa ter o sono mais intenso nos dias chuvosos. O médico otorrinolaringologista especializado em distúrbio do sono, Sergio Tadeu Almeida Pereira, disse que esse é um fator preponderante para ficar até tarde na cama nesses períodos chuvosos.
A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro durante a noite para ajudar a pegar no sono. Em dias chuvosos, como é reduzida a luminosidade, a melanina é produzida em excesso, com isso o sono fica mais intenso.
“Existem dois fatores que ajudam nessa tese. A primeira é a luminosidade reduzida que ajuda na produção de melatonina, que acontece na glândula pineal do cérebro que ajuda a pegar no sono”, conta. “A segunda é a temperatura baixa que inicia a sonolência por se tratar de um clima agradável”, ressalta.
Segundo o Sergio, dormir mais que o habitual em dias chuvosos pode acarretar insônia. “Se você dormir além do que deveria você pode ficar com insônia à noite”, comenta. “A necessidade de sono é individual, mas o grande problema é não conseguir dormir à noite”, ressalta Tadeu.
Tirar proveito e dormir além da conta pelo dia não é o recomendado. “Dormir pelo dia e esticar isso não recomendo”, finaliza o doutor Sergio. Então vamos dormir moderadamente nos dias chuvosos é o essencial.
FONTE: Jornal O Povo