Cadeira de Rodas – Como evitar o desconforto e a dor?
Se você usa uma cadeira de rodas, é importante tentar usar posições alternativas periodicamente ao longo do dia. Se você tem a capacidade de se levantar periodicamente, tente fazê-lo. Se você tem a capacidade de se deitar periodicamente, tente fazê-lo.
Dicas simples que podem ajudar muito!
Certifique-se sempre de estar sentado nas nádegas e não no cóccix. Se possível, use uma cadeira firme. Escolha uma cadeira com altura das costas, altura das pernas e profundidade do assento que se adapte bem ao seu corpo.
Lembre-se da regra “90 °”: Ao sentar, a altura da cadeira deve permitir que os quadris dobrem a 90 ° e os joelhos dobrem a 90 °. Se você estiver sentado usando uma mesa para trabalhar, adapte a altura da mesa à altura do corpo para que o ângulo dos cotovelos seja 90 ° quando os ombros estiverem relaxados.
Se seus pés não tocarem o chão, isso tenderá a arquear as costas. Para resolver esse problema, coloque algo sob os pés para que o ângulo dos quadris e joelhos seja 90 °.
Colocar almofadas sob as axilas ajuda a aliviar o estresse da coluna. Seus ombros permanecem relaxados e seu abdômen não precisa se esforçar tanto para manter sua coluna em uma postura normal.
Muitas cadeiras são construídas de uma maneira que torna impossível sentar-se nelas sem se inclinar para trás. Se a cadeira ou o assento do carro não permitirem que você se sente na posição vertical sem se inclinar para trás, coloque um travesseiro grande verticalmente entre as costas e a cadeira.
Se estiver trabalhando em uma mesa, sente-se próximo para que seu peito e abdômen fiquem perto da superfície de trabalho e seus antebraços possam descansar confortavelmente na mesa.
Se a mesa for muito alta para permitir isso, considere usar uma prancheta no colo apoiada contra a mesa para fins de escrita.
Ao dirigir, sente-se perto o suficiente do volante para que suas pernas não fiquem totalmente estendidas quando você trabalha com os pedais do carro.
Ao sentar-se por qualquer período de tempo, tente sentar-se de forma a ficar de frente para o objeto que está olhando. (Exemplos: pessoas falando, TV, um livro etc.) Se você usa uma tela de computador, ajuste-a para poder olhá-la diretamente na horizontal. Você nunca deve olhar para a tela e inclinar a cabeça para baixo mais de 10 ° .
Quando estiver dentro de um carro, não vire constantemente a cabeça para o lado para falar com os companheiros de carro. Olhe para frente quando falar. Ter que girar a cabeça ou o tronco repetidamente ou por longos períodos para uma direção ou outra coloca pressão sobre os músculos que podem facilmente criar dor.

Se você trabalha em uma mesa por um período de tempo, lembre-se dos seguintes princípios.
1. Coloque todos os itens que você usa constantemente durante o dia perto de você, para não estender os braços mais do que alguns centímetros para alcança-los. Por exemplo, eu coloco telefone, calculadora e agenda de compromissos que uso constantemente em forma de U em volta do meu assento.
2. Periodicamente, alterne de que lado da mesa o telefone, a calculadora etc. estão. Assim, você pode alternar qual lado do seu corpo você usa a qualquer momento para essas tarefas, diminuindo a fadiga muscular.
Se você usar o telefone excessivamente durante o dia, considere usar um fone de ouvido para evitar fadiga no pescoço e nas mãos.
LEMBRE-SE: Se possível, levante-se a cada 15 a 20 minutos para alongar. Se você não conseguir se levantar, mude de posição na cadeira e estique as partes do corpo que puder. Se possível, alterne periodicamente para uma posição deitada!