Veja locais para se vacinar contra Covid nesta segunda-feira (20), no DF

Maioria dos postos abre das 8h às 17h; na Rodoviária do Plano Piloto atendimento é das 7h às 20h. Imunização é para pessoas com 12 anos ou mais.

20/12/2021 06h34  Atualizado há 7 horas


Vacinação contra Covid-19 no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A vacinação contra a Covid-19 segue nesta segunda-feira (20) no Distrito Federal para pessoas com mais de 12 anos. A maioria dos postos abre das 8h às 17h.

Por conta dos ataques hackers ao aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, quem for tomar a segunda dose ou o reforço precisa levar o cartão de vacinação impresso, com a comprovação da dose inicial.

A dose de reforço é oferecida para pessoas com mais de 18 anos e profissionais de saúde, desde que tenham tomado a segunda dose há, pelo menos, cinco meses.

Quem tem mais de 18 anose ainda não tomou a primeira dose pode escolher qual imunizante receber. A mudança na regra foi anunciada pela Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura vacinal em Brasília.

Para quem tomou a vacina da Janssen, a dose adicional é oferecida àqueles imunizados até 30 de junho. Já para imunossuprimidos, a dose de reforço deve ser aplicada 28 dias após a segunda dose.

Professores, serventes, merendeiras, secretários escolares e diretores também podem receber a dose adicional. Cerca de 2 mil doses de reforço estão sendo aplicadas na população em situação de rua.

Regras para vacinação

  • Primeira dose: qualquer pessoa com 12 anos ou mais pode ser imunizada no Distrito Federal. Adolescentes não precisam ser acompanhados pelos responsáveis, basta comparecer a um dos postos e apresentar a carteira de identidade. Quem tem mais de 18 anos pode escolher a marca da vacina;
  • Segunda dose: quem tomou AstraZeneca ou Pfizer recebe a segunda aplicação oito semanas após a primeira dose, ou seja, a partir do 56º dia. Para a CoronaVac, o intervalo recomendado é de 14 a 28 dias;
  • Dose de reforço: é voltada para pessoas com 18 anos ou mais e profissionais de saúde. É preciso ter recebido a segunda dose há, pelo menos, cinco meses;
  • Dose adicional: é aplicada em imunossuprimidos graves que tenham recebido a segunda dose, ou a dose única, há no mínimo 28 dias;
  • Dose adicional de Janssen: para quem tomou a dose única até 30 de junho.

Onde tem vacina contra Covid-19 nesta segunda (20), no DF

  • Primeira dose:
Locais de vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (20), no DF — Foto: SES-DF/Divulgação

  • Segunda dose:
Locais de vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (20), no DF — Foto: SES-DF/Reprodução

  • Dose de reforço e adicional
Locais de vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (20), no DF — Foto: SES-DF/Reprodução

  • Influenza
Locais de vacinação contra Influenza nesta segunda-feira (20), no DF — Foto: SES-DF/Reprodução

VEJA TAMBÉM

Síndrome vasovagal: o que é, sintomas e tratamento

A síndrome vasovagal, também conhecida como síncope vasovagal, é uma condição que causa desmaios repentinos. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *