O aneurisma consiste na dilatação da parede de uma artéria que pode acabar rompendo e provocando uma hemorragia. Os locais mais afetados são a artéria aorta, que leva o sangue arterial para fora do coração, e as artérias cerebrais, que levam o sangue para o cérebro.
Normalmente o aneurisma cresce muito lentamente e, por isso, é comum que não provoque qualquer tipo de sintoma, acabando por ser descoberto apenas quando rompe. Porém, existem situações em que o aneurisma vai crescendo até atingir um tamanho muito grande ou até pressionar alguma região mais sensível. Quando isso acontece, podem surgir sintomas mais específicos, que variam de acordo com a sua localização:
1. Aneurisma cerebral
O aneurisma cerebral é na maioria das vezes descoberto durante uma tomografia computadorizada, por exemplo. No entanto, quando o aneurisma cresce muito ou rompe, surgem sintomas como:
- Dor de cabeça muito intensa, que piora com o tempo;
- Fraqueza e formigamento na cabeça;
- Aumento da pupila em apenas 1 dos olhos;
- Convulsões;
- Visão dupla ou embaçada.
Além disso, algumas pessoas relatam a sensação de que a cabeça está quente e de que há um vazamento, por exemplo.
2. Aneurisma da aorta
Os sintomas de aneurisma na aorta variam de acordo com a região da artéria afetada, sendo os principais:
- Pulsação forte na região abdominal;
- Dor constante no peito;
- Tosse seca constante;
- Cansaço e falta de ar;
- Dificuldade para engolir.
Veja outros sinais de aneurisma da aorta e como fazer o tratamento.
Se surgir mais do que um sintoma destes é aconselhado consultar um clínico geral para fazer exames de diagnóstico, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, e confirmar a presença do aneurisma.
O que fazer em caso de suspeita
Se surgir mais do que um dos sintomas indicados é aconselhado consultar um neurologista, no caso de suspeita de aneurisma cerebral, ou um cardiologista, no caso de suspeita de aneurisma da aorta, para fazer exames de diagnóstico, como tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética, por exemplo.
Quem tem maior risco de aneurisma
Ainda não é conhecida a causa específica para o desenvolvimento de um aneurisma, porém, pessoas que fumam, têm pressão alta, sofrem de aterosclerose ou já tiveram uma infecção em uma artéria, possuem maior risco de ter esse problema.
Além disso, ter histórico de aneurisma na família, sofrer um acidente grave ou pancada muito forte no corpo também pode aumentar as chances de ter um aneurisma.
Como identificar os sinais de emergência
Além dos primeiros sintomas, o aneurisma pode causar alterações bruscas que normalmente estão relacionadas ao seu rompimento. Os sintomas de um aneurisma cerebral que rompe podem ser:
- Dor de cabeça muito intensa;
- Desmaio;
- Vômitos e náuseas constantes;
- Sensibilidade à luz;
- Pescoço duro;
- Dificuldade para caminhar ou tonturas repentinas;
- Convulsões.
Estes sintomas constituem uma situação muito grave que coloca em risco a vida da pessoa e, por isso, é importante chamar imediatamente ajuda médica, ligando para o 192, ou levar a pessoa para o pronto-socorro.