Por causa da seca, chamas se espalham rapidamente. Imagens aéreas mostram chamas altas, muita fumaça e vento, que ajuda a propagar o incêndio.
Incêndio florestal queima Flona, no Distrito Federal por segundo dia consecutivo
A Floresta Nacional de Brasília (Flona) é atingida por um incêndio florestal pelo segundo dia consecutivo, nesta quinta-feira (9). Na quarta-feira (8), a área de proteção ambiental também sofreu as consequências do fogo que se espalha rapidamente por causa da seca.
Imagens aéreas, feitas no começo desta tarde, mostram chamas altas, muita fumaça e vento, que ajuda a propagar o fogo. O Corpo de Bombeiros disse que ainda não é possível saber o tamanho da área afetada e nem a causa do incêndio.
Por volta das 20h, os bombeiros informavam que as equipes continuavam na Floresta Nacional para combater o incêndio. Ao todo, foram para o local 74 militares e 13 viaturas, segundo a corporação.
Calor e baixa umidade
Desde o início de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja no Distrito Federal, que indica o grau de “perigo”, quando a umidade varia de 12% a 20%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60%.
Esta época do ano é, historicamente, a que registra o maior número de queimadas em Brasília, por influência do clima. Nesta semana, a capital federal registrou o dia mais quente do ano – na segunda-feira (6), com 35,9ºC – além da umidade mais baixa, de 11%, no feriado de 7 de setembro.
O Inmet prevê, para esta quinta-feira, temperatura máxima de 33°C e umidade de 15% a 50%.
Fogo assusta moradores
Incêndio atinge parte da Flona, no DF
Moradores de Taguatinga registraram o incêndio na Floresta Nacional na noite de quarta-feira. As chamas podiam ser vistas a quilômetros de distância (veja acima).
Até a manhã desta quinta, ainda havia bombeiros no local. Imagens mostram que uma grande área da reserva ficou destruída (abaixo).
Imagem aérea na manhã desta quinta-feira (9) mostra destruição na Floresta Nacional em Brasília após incêndio iniciado na noite de quinta (8).
Desde o início de 2021, até 5 de setembro, as queimadas já atingiram uma área de 11.155 hectares no Distrito Federal. Ao todo, os bombeiros atenderam 3.294 ocorrências, 73% delas no período de estiagem, ou seja, 2.426 atendimentos.
Fonte: G1 DF.