Combinação de poeira, fumaça e outros poluentes causou fenômeno ótico, a partir da refração dos raios solares, segundo meteorologista. Temperatura deve chegar a 35ºC nesta sexta (10).
Nascer do sol no DF com névoa seca nesta sexta-feira (10).
Após uma semana de recordes de temperatura e de baixa umidade do ar, o Distrito Federal amanheceu, nesta sexta-feira (10), com o Sol e o céu mais coloridos (veja na foto acima). Os raios iluminaram a capital federal com tons marcantes de vermelho e laranja, por volta das 6h30. Essa coloração diferenciada é causada pela névoa seca (entenda mais abaixo).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem chegar a 35ºC, nas horas mais quentes desta sexta-feira. O índice de umidade fica abaixo dos 20%.
Brasília amanhece, nesta sexta-feira, com névoa seca. Sol e céu tem tons mais avermelhados.
Ainda de acordo com o Inmet, a névoa seca consiste em uma massa de ar misturada com partículas sólidas (poeira, fumaça e outros poluentes) que estão suspensas na atmosfera. É a poluição que refrata a luz solar.
“É um fenômeno bem típico dessa época do ano, quando o clima está sob a influência da massa de ar seco”, explica a meteorologista.
Nascer do sol no DF com névoa seca nesta sexta-feira (10), em diversas regiões do DF .
Recordes de temperatura
Na última segunda-feira (6), o DF registrou 35,9ºC, a temperatura mais alta do ano. Logo em seguida, no feriado de 7 de setembro, foi o dia mais seco de 2021 na capital, quando a umidade caiu para 11%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, para uma boa qualidade do ar, o índice deve ficar em torno dos 60%.
Durante o fim de semana, o tempo seco e quente não deve dar trégua, também com temperatura máxima de 35°C e umidade abaixo de 20%, na previsão do Inmet.
Até a publicação dessa reportagem, não havia uma indicação de quando vai chover na capital.
Fonte: G1 DF.