Andar de bicicleta faz bem à saúde e ao Planeta

Pedalar previne doenças cardiovasculares e não polui

Praticar exercícios físicos é uma forma de prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, como problemas cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes, entre outros. Andar de bicicleta também fortalece e tonifica os músculos, propicia a sensação de prazer e reduz a intensidade de quadros depressivos. De acordo com Fernando Peres, médico ortopedista e traumatologista, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, em uma hora de pedalada uma pessoa de 70 kg gasta cerca de 700 calorias, total que equivale a um sanduíche com pão, hambúrguer, queijo, catchup e maionese.

A utilização da bicicleta no dia a dia é uma atitude ecologicamente correta, pois não polui, e faz bem ao organismo. “Os três setores beneficiados são o cardiovascular, muscular e neuropsíquico. Do ponto de vista cardiovascular, temos uma melhora na função cardíaca, com aumento da força contrátil cardíaca e estímulo ao desenvolvimento de circulação colateral periférica (efeito que diminui a pressão arterial). No sistema muscular é possível observar o fortalecimento e a tonificação dos músculos glúteos, dos extensores dos joelhos, da face anterior das coxas, dos flexores dos joelhos, da face posterior das coxas e dos músculos das batatas das pernas”, disse Peres.

Pedalar libera hormônios que ajudam a melhorar o humor. “São liberadas as endorfinas endógenas e os neurotransmissores, que propiciam sensação de prazer e diminuem drasticamente a intensidade de quadros depressivos e fibromiálgicos”, afirmou o especialista, que trabalha na AMA Especialidade Vila Constância (STS Santo Amaro/Cidade Ademar).

Faça exames

Mas, calma. Antes de sair por aí pedalando pelas ciclovias e parques é importante realizar alguns exames a fim de verificar se a saúde está em dia. “A avaliação que antecede o início da prática regular de ciclismo deve ser criteriosa, como para qualquer atividade física, seja aeróbica ou resistida”, enfatizou Peres. Para ele, a prática do ciclismo nas grandes cidades, seja recreativa ou como meio de transporte, deve ser incentivada, já que não é poluente e traz inúmeros benefícios à saúde física e mental.

O especialista frisou ainda que a escolha da bicicleta correta é fundamental. “O futuro ciclista deve levar em conta fatores como distâncias e tipos de terrenos a serem percorridos; qualidade, preço, funcionalidade e, principalmente, suas dimensões corporais”, disse.

O modelo ideal para circular pelas grandes cidades, segundo o médico, é a moutain bike. Há os tipos dobráveis, disponíveis em vários tamanhos. Eles também são fáceis de ser levados no porta-malas de veículos, nos ônibus, nos trens ou metrôs. Esse modelo adapta-se à necessidade de cada um, pois pode ter quadro mais baixo e reclinado para as mulheres e amortecedores dianteiros ou traseiros para aumentar o conforto da pedalada.

“Além dos itens de proteção individual como capacete, cotoveleiras e joelheiras é necessário que haja interação e solidariedade entre os motoristas, motociclistas, ciclistas e poder público, a fim de viabilizar a prática segura e prazerosa do ciclismo na cidade de São Paulo”, acrescentou o especialista.

‘Circular pela cidade de bicicleta é um esporte e faz bem para a saúde. É um carro a menos na rua e menos poluição. Além de não poluir, contribui para a melhora do trânsito’, disse Castilho
 

Paula é uma ciclista consciente e alerta para a utilização de chapéu, óculos escuros, protetor solar e hidratação por meio do consumo de água

Cidade já tem 58 quilômetros de vias para ciclistas

A Prefeitura já inaugurou 58,3 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas. O objetivo é fechar 2014 com 200 km de ciclovias e chegar até o final de 2015 com um total de 400 km. Esta é a meta 97 do Programa de Metas, que será realizada a partir do projeto SP 400 km.

Até o final deste mês, a cidade deve ganhar mais 64,5 km e atingir 109,4 km de vias segregadas exclusivamente para ciclistas. Entre as ações desenvolvidas por esta gestão para o incentivo à bicicleta como transporte prioritário estão as inaugurações do bicicletário público no Largo da Batata e da ciclopassarela sobre a Marginal Pinheiros.

‘Pedale com a Guarda’

Com o objetivo de orientar a população sobre o correto uso das ciclovias, incentivar a mobilidade segura e melhorar a convivência com o patrimônio histórico da cidade, assim como comemorar os 28 anos da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana preparou uma programação especial. A partir deste domingo (14/9), a corporação acompanhará os munícipes em um passeio ciclístico pela malha cicloviária da região central da cidade.

As saídas serão às 9h e às 11h. O ponto de partida é a Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal. O trajeto será de, aproximadamente, 40 minutos e inclui os principais pontos turísticos da região. Não é necessária inscrição prévia.

FONTE: Prefeitura de São Paulo

VEJA TAMBÉM

Vacinação contra a Covid-19 começa nesta terça-feira

Já estão em solo brasiliense as 106.160 doses da vacina chinesa Coronavac que vão imunizar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *