DF deve receber 1,2 milhão de doses da Janssen para reforço

Expectativa do desembarque é no fim de semana. Na segunda (6), o DF recebeu 125 mil doses da AstraZeneca para reforçar campanha

GDF vai receber vacinas da Jassen para aplicar como reforço. Estoque estava zerado

GDF vai receber vacinas da Jassen para aplicar como reforço. Estoque estava zerado

ALEJANDRO ZEPEDA/EFE

Quem tomou a vacina na Janssen contra a Covid-19, que era de dose única, poderá tomar o reforço do imunizante no Distrito Federal nos próximos dias. A primeira remessa de 1,2 milhão de doses com essa destinação será entregue pelo Ministério da Saúde ao DF neste fim de semana.

A informação foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha nesta terça-feira (7) pelas redes sociais. Atualmente, o estoque da Rede de Frios desse imunizante está zerado. Em novembro, o ministério recomendou que as pessoas que tomaram a vacina da Jassen recebessem a dose extra entre dois e seis meses depois da primeira aplicação.

“Essa remessa faz parte das tratativas da @secsaudedf [Secretaria de Saúde] com o @minsaude [Ministério da Saúde] para que o DF tenha mais opções de vacinas para o público acima de 18 anos que ainda não iniciou o seu ciclo de imunização contra a covid-19”, afirmou.

A orientação pretende aumentar a imunidade da população contra o coronavírus. Uma nota técnica da pasta aponta que há aumento do nível de anticorpos no organismo quando o reforço é ministrado com o intervalo mais longo. A proteção pode chegar a cerca de 94%.

Outras vacinas

Além da expectativa de remessa da Janssen, nessa segunda (6), o DF recebeu 125 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Dessas, 100 mil para a 1ª dose de adultos a partir de 18 anos, e as demais 25 mil para a 2ª dose. De acordo com a Secretaria de Saúde, 220 mil pessoas estão com a 2ª dose atrasada no DF. 

“Essa remessa faz parte das tratativas da Secretaria de Saúde com o Ministério da Saúde para que o DF tenha mais opções de vacinas para o público acima de 18 anos que ainda não iniciou o ciclo de imunização contra a Covid-19”, explicou o governador Ibaneis Rocha.

“Com isso, o DF passa a ter 482 mil vacinas para aplicação de primeira dose para toda a população acima de 12 anos, outras 476 mil para segunda dose e 273 mil doses de reforço”, contabilizou. O painel do Vacinômetro informa que, até esta terça, 78,03% da população a partir de 12 anos no DF completou o esquema vacinal.

Posto na Rodoviária

Um dos novos locais onde a população pode buscar as doses no DF é o posto de vacinação instalado na Rodoviária do Plano Piloto. A unidade, inaugurada nesta terça (7), já está funcionando. Além das vacinas contra a Covid-19 e os testes para diagnóstico da infecção, no local são ofertadas vacinas para outras doenças.

VEJA TAMBÉM

Síndrome vasovagal: o que é, sintomas e tratamento

A síndrome vasovagal, também conhecida como síncope vasovagal, é uma condição que causa desmaios repentinos. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *