Dados sobre queimadas são do Corpo de Bombeiros. Segundo meteorologista, fim de semana terá temperaturas um pouco mais amenas, mas clima volta a ficar mais quente logo antes da primavera.
Queimada no DF — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Os incêndios florestais já destruíram 14.064 hectares de área de mata no Distrito Federal, em 2021. Os dados são do Corpo de Bombeiros do DF. Segundo a corporação, de 1º de janeiro a 14 de setembro, foram 3.749 ocorrências na capital.
As queimadas se intensificam no período de estiagem na capital, com altas temperaturas e baixa umidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (Inmet), nesta sexta-feira (17), os termômetros chegaram a 32ºC, no Gama. Já a umidade teve mínima de 15%.
No fim de semana, as temperaturas não devem subir. Mas, no início da semana que vem, voltam a ficar mais altas. A previsão é que as primeiras chuvas só cheguem após o início da primavera, no próximo dia 22 (veja mais abaixo).
Queimadas
A área queimada na capital neste ano é maior que a região de Santa Maria, que tem 13,1 mil hectares. Desde o último boletim do Corpo de Bombeiros, divulgado em 8 de setembro, 2.909 hectares foram atingidos pelo fogo. No mesmo período, foram 455 novas ocorrências.
Confira abaixo os locais atingidos pelos incêndios na capital:
Áreas atingidas por incêndios florestais no DF em 2021 — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Nesta sexta, os bombeiros atuam em ocorrências diversas, em regiões como Lago Oeste e no Polo de Cinema de Sobradinho.
O mês de setembro é, historicamente, o que registra o maior número de incêndios florestais, conforme monitoramento dos bombeiros. No ano passado, ele fechou com 9.002 hectares queimados, o maior em nove anos.
Previsão do tempo
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, neste fim de semana, as temperaturas máximas devem ficar entre 31ºC e 32ºC na capital. “Vamos manter esse padrão nos próximos dias. Já na segunda-feira (20), as temperaturas voltam a subir, em uma segunda onda de calor”, afirma.
A previsão é que, na segunda, os termômetros marquem 35ºC. Na terça (21), a expectativa sobe para 36ºC.
De acordo com a meteorologista, a alta ocorre por conta do bloqueio atmosférico, fenômeno formado por ventos, que impede a chegada de frente frias ao país. Andrea afirma que o centro desse bloqueio está, atualmente, entre Goiás e Tocantins, atingindo também o DF.
Segundo a especialista, não há possibilidade de chuva na capital no início da semana que vem. Porém, com a chegada da primavera, na próxima quarta-feira (22), existe esperança de temperaturas mais amenas e chance de precipitação. “De lá para outubro, as chuvas tendem a ficar mais uniformes”, explica.
Fonte: G1.com