Quais hábitos devem ser mantidos durante e depois da flexibilização da quarentena?

A maioria das cidades do Brasil estão passando por um período de flexibilização da quarentena. Com isso, comércios, restaurantes, escritórios e outros serviços que estavam parados ou funcionando em esquema especial estão voltando à normalidade aos poucos. Mesmo assim, o Brasil ainda enfrenta uma situação delicada em relação à pandemia do novo coronavírus, o que faz muita gente questionar quais cuidados ainda são essenciais durante e após a flexibilização. Afinal, quais hábitos devem ser mantidos nesse período e quais devem se tornar parte da rotina?

Uso de máscaras e isolamento social devem permanecer durante a flexibilização da quarentena

O isolamento social e o uso de máscaras ainda continuam sendo os métodos mais eficazes para evitar a propagação do novo coronavírus. Mesmo que você precise sair para trabalhar ou resolver algo importante na rua, é essencial não deixar a máscara de lado, que deve ser trocada a cada duas horas para garantir a proteção. As máscaras funcionam como uma barreira contra o vírus.

Evitar aglomerações, como bares, festas e praia, também são necessários nesse momento. Se você trabalha em um escritório ou comércio, o ideal é que o ambiente seja bem ventilado e tenha uma distância mínima de 1,5 metro entre cada indivíduo ou estação de trabalho.

Higienização correta das mãos e sapato do lado de fora: um novo hábito!

A pandemia do novo coronavírus trouxe hábitos que nem imaginávamos ser tão importantes para prevenir a doença e outros problemas de saúde. Muita gente passou a ter mais cuidado na hora de fazer a higienização correta das mãos, seguindo todos os passos recomendados pelas autoridades de saúde. O álcool 70% também se tornou um aliado para manter as mãos e superfícies sempre limpas, mesmo fora de casa.

Outro hábito que se tornou comum nos últimos meses foi retirar os sapatos antes de entrar em casa. E com certeza isso é algo que deve ser mantido depois da quarentena: os sapatos trazem diversos resíduos e sujeiras da rua. Se você tiver crianças e animais de estimação, os calçados podem levar doenças que prejudicam toda a família. E ah, se você não costumava limpar as patas do seu cachorro depois do passeio, repense isso a partir de agora.

Higienização das compras e alimentos é essencial

A preocupação com o novo coronavírus trouxe para a nossa rotina uma série de cuidados, entre eles a higienização correta dos alimentos comprados no supermercado, da comida ou remédios recebidos por delivery e até da encomenda entregue pelos correios. Apesar de ser um pouco cansativo ter que limpar tudo que entra dentro de casa, tente inserir a prática na rotina (mesmo depois da pandemia) e tornar isso um hábito para a vida toda.

FONTE: CUIDADOS MIL

VEJA TAMBÉM

Saúde mental em tempos de crise

Tema da Semana de Psicologia do IESB Evento será realizado nos dias 2 e 3 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *