Um decreto assinado hoje pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos a partir de 3 de novembro. A medida havia sido anunciada por ele ontem.
O item permanece obrigatório em ambientes fechados. “Fica determinada a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial, conforme orientações da Secretaria Saúde do Distrito Federal, em todos os espaços públicos fechados, transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais”, detalha o texto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
O governador estima que a exigência de máscaras em ambientes fechados seja relaxada quando 70% da população estiver com o ciclo vacinal completo contra a covid-19. “Estamos tentando voltar à normalidade o mais rápido possível”, disse o governador. Até segunda-feira, 59,96% da população acima de 12 anos havia tomado duas doses ou a dose única de algum imunizante.
O Distrito Federal deve ainda retomar as aulas totalmente presenciais para alunos da rede pública em 3 de novembro. As aulas presenciais foram retomadas em agosto de forma híbrida, com parte dos estudantes nas salas de aula e o restante, acompanhando atividades remotas. “Tenho total convicção de voltar com a educação”, disse Ibaneis Rocha. “Estamos tendo um problema muito sério de evasão escolar exatamente por essa falta de contato das turmas na sala de aula.”
Fonte: Uol.com