O melasma se caracteriza por manchas acastanhadas inestéticas no rosto e por vezes no colo e braços mais comum em mulheres em idade fértil podendo também acometer os homens.
o que é e como tratar
Trata-se de uma condição que requer bastante dedicação quanto aos cuidados para que não piore.
Lista abaixo 6 dicas para o seu controle:
1) Melasma se ativa com LUZ.
Do sol, do computador, da tela do celular… Assim sendo, o uso de um bloqueador à radiação ultravioleta e à luz visível é fundamental. A escolha do filtro solar requer paciência, até achar um que você se adapte e goste, porque vai ter que usar todos os dias. Sua dermatologista te orienta sobre opções (vou postar brevemente sobre isso).
2) Uma alimentação rica em antioxidantes, frutas cítricas, chás é benéfica no controle do melasma.
3) A utilização de suplementos orais anti oxidantes tais como pomegranade, picnogenol, luteína, polipodyum leucotomos, resveratrol atua como coadjuvante no controle do melasma.
4) A utilização de cremes despigmentantes, principalmente no período noturno, é um dos pilares do tratamento. Sua médica dermatologista lhe prescreve as melhores opções.
5) Se seu melasma é resistente, procedimentos no consultório tais como microagulhamento, peelings, laser, podem ser necessários. A maioria dos melasmas vai requerer tratamento em consultório!
6) Os cuidados em relação às manchas devem ser mantidos para sempre caso você deseje se livrar delas.
O ideal é que você procure seu médico/a dermatologista para que ele/ela lhe oriente em relação ao melhor manejo do melasma no seu caso.
Não desanime.
Conseguimos boas respostas!
Dra. Cristina Salaro
Dermatologista
UnB/ Harvard University
@dra.cristinasalaro